Como estamos em 2024 novos tendências de marketing de conteúdo vieram com mais um ano novo. Qual será a próxima grande novidade nesta indústria generalizada? Ou será que as novas tendências revolucionarão a forma como abordamos a criação e distribuição de conteúdo? Ou simplesmente nos forneça novas ferramentas como Brand24 para ouvir o que os outros dizem sobre o seu conteúdo? Essas tendências devem ser analisadas para ver qual estratégia de marketing de conteúdo você deseja usar para ter sucesso online.
Que tendências dominarão? Continue lendo esta postagem do blog para descobrir!
Quais são as últimas tendências?
Tendências de marketing de conteúdo são as últimas tendências de marketing que envolvem a criação e compartilhamento de material online (como imagens, textos, vídeos, blogs e postagens em mídias sociais) promovendo uma marca para criar interesse em seus produtos ou serviços. NÃO é publicidade de uma marca.
1. Crescimento da transmissão ao vivo, uma das principais tendências do marketing de conteúdo
Não é nenhum segredo que o vídeo é uma das formas de conteúdo mais populares da Internet. Um estudo recente mostrou que 80% dos usuários preferem assistir a uma transmissão de vídeo ao vivo do que ler conteúdo longo.
Com plataformas de transmissão ao vivo como TikTok e YouTube Live se tornando mais populares, não é surpresa que o vídeo ao vivo seja uma das tendências mais quentes em marketing de conteúdo. Aqui estão três razões pelas quais você deve usar vídeo ao vivo em sua estratégia de marketing de conteúdo:
Engajamento e Interatividade
As pessoas adoram assistir a transmissões ao vivo porque podem interagir com a pessoa por trás da câmera. Essa interação cria uma conexão entre o espectador e a marca, o que pode levar a níveis mais elevados de engajamento.
Autenticidade e Credibilidade
Numa época em que os consumidores são bombardeados com conteúdo sofisticado e perfeitamente editado, o vídeo ao vivo oferece ar fresco. Eles são autênticos e relacionáveis, mostrando aos espectadores um vislumbre do funcionamento da vida real de uma empresa ou indivíduo.
Memorável e compartilhável
Os vídeos ao vivo costumam ser mais memoráveis do que os vídeos pré-gravados porque capturam momentos em tempo real.
Esse imediatismo os torna mais identificáveis, o que pode ajudar a estender seu alcance a novos públicos.
2. A mudança no marketing de conteúdo com conteúdo baseado em IA
A ascensão da inteligência artificial (IA) levou a diversas mudanças no mundo do marketing de conteúdo. À medida que a IA se torna mais sofisticada, os profissionais de marketing a utilizam para criar e distribuir conteúdo. Espera-se que essa tendência continue em 2024, à medida que a estratégia de marketing de conteúdo baseada em IA se torna mais comum.
Uma forma de usar a IA é para criar conteúdo personalizado. Ao analisar o comportamento de um usuário, a IA pode identificar os tópicos nos quais ele está interessado e adaptar o conteúdo de acordo. Essa estratégia automatizada ajuda a garantir que os usuários permaneçam envolvidos com o conteúdo.
3. As tendências de marketing de conteúdo incluem conteúdo personalizado
Um dos grandes temas sobre os quais já ouvimos falar é o conteúdo personalizado. Quando se trata de criação de conteúdo, as agências de marketing digital estão constantemente apresentando ideias novas, envolventes e interativas.
Conteúdo personalizado significa mais do que apenas usar o nome do consumidor na linha de assunto do e-mail. Pode ser a veiculação de conteúdo diferente com base na localização, nos interesses do consumidor ou até mesmo nas interações anteriores com sua marca.
E num mundo onde mais marcas competem por atenção, o conteúdo personalizado será vital para vencer a batalha pelos corações e mentes. Então, se você precisa pensar em como personalizar seu marketing de conteúdo, agora é a hora de começar.
4. Um aumento no uso de UGC para conteúdo
O conteúdo gerado pelo usuário (UGC) sempre foi uma ferramenta poderosa para profissionais de marketing de conteúdo. Isso não apenas permite que você aproveite a criatividade coletiva do seu público, mas também ajuda a construir confiança e lealdade. Existem alguns motivos principais pelos quais o UGC é tão influente:
- Ele elimina o ruído das mensagens de marketing tradicionais.
- Pode ser uma forma extremamente econômica de produzir conteúdo de alta qualidade.
- UGC pode ajudar as marcas a gerar dados valiosos do usuário.
Ao rastrear o envolvimento com UGC, as marcas podem obter insights sobre quais tipos de conteúdo são mais populares entre seu público-alvo.
Seja aproveitando fotos e vídeos gerados por usuários ou incorporando feedback dos usuários no desenvolvimento de produtos, espera-se que o UGC cresça em 2024.
5. Melhor conteúdo visual
Como espécie visual, não é surpresa que sejamos constantemente atraídos por imagens e vídeos em vez de conteúdo escrito. As pessoas são mais propensas a se lembrar das informações apresentadas em formato visual.
Como resultado, não é nenhuma surpresa que a tendência do marketing de conteúdo em 2024 esteja caminhando para mais recursos visuais.
Os websites e plataformas de redes sociais utilizam cada vez mais imagens e vídeos para comunicar informações, e as empresas seguem o exemplo. Ao criar mais e melhor conteúdo visual, as empresas podem alcançar um público mais amplo e envolver clientes em potencial.
O conteúdo visual também é mais acessível para compartilhar do que o conteúdo baseado em texto, aumentando a probabilidade de se tornar viral.
6. Evolução da pesquisa por voz como principal tática de marketing de conteúdo
A pesquisa por voz é uma das tecnologias mais comentadas dos últimos anos. Da Alexa da Amazon ao Siri da Apple, os assistentes ativados por voz estão mudando a forma como interagimos com nossos dispositivos. A
No entanto, à medida que mais pessoas adoptam estes assistentes, é natural que influenciem outras áreas das nossas vidas – incluindo o marketing de conteúdos.
No próximo ano, veremos uma mudança na forma como o conteúdo é criado e consumido, à medida que as pessoas recorrem cada vez mais à pesquisa por voz para encontrar informações. Essa mudança terá um grande impacto no SEO e no som geral do marketing de conteúdo.
7. Marketing de influência
A ascensão das mídias sociais deu origem a uma nova geração de marketing conhecida como marketing de influência. Esta forma relativamente nova de marketing concentra-se na parceria com indivíduos com grande número de seguidores nas redes sociais para promover produtos ou serviços.
De acordo com um estudo recente, 61% dos consumidores confiam nas recomendações de influenciadores.
A parceria com um influenciador com uma base de seguidores integrada pode ser uma ótima maneira de eliminar o ruído e alcançar seus consumidores-alvo. Então, se você quer se destacar no marketing de conteúdo, comece a pensar em incorporar você mesmo essa estratégia.
8. Melhores estratégias de SEO
Qualquer pessoa na área de marketing de conteúdo dirá rapidamente que SEO é importante. Tornou-se tão significativo que agora é um dos principais pilares de qualquer boa estratégia de conteúdo.
No entanto, à medida que o mundo da otimização de mecanismos de pesquisa se desenvolve, também crescem as melhores práticas.
Para ficar à frente da curva, os profissionais de marketing de conteúdo precisam estar constantemente atualizados sobre as últimas mudanças de SEO. Felizmente, muitos recursos disponíveis online podem ajudar nisso. No entanto, muitas pessoas podem se tornar especialistas em SEO ou usar ferramentas de IA de SEO mais recentes para ajudá-las.
9. Vídeos curtos são uma mudança importante no marketing de conteúdo
Como diz o ditado, uma imagem vale mais que mil palavras. Não é nenhuma surpresa que o vídeo tenha se tornado um dos formatos de conteúdo mais populares entre os profissionais de marketing. Então, o que essa tendência significa para os profissionais de marketing de conteúdo?
Em primeiro lugar, é importante começar a criar mais vídeos curtos. Pode ser qualquer coisa, desde dicas rápidas e tutoriais até filmagens de bastidores e depoimentos de clientes.
Isso não apenas ajudará você a envolver melhor seu público, mas também o dará um passo à frente na competição.
Além disso, fique à vontade para ser criativo com seus vídeos. Com a combinação certa de humor, informações úteis e conteúdo visualmente estimulante, você fará com que as pessoas voltem sempre. Eu uso uma ferramenta chamada Fliki hoje para gerar vídeos a partir de postagens de blog.
10. Gestão de reputação
O gerenciamento da reputação é um fator-chave que impulsiona as tendências e o sucesso do marketing de conteúdo no próximo ano. À medida que as empresas se esforçam para construir a sua presença e interagir com o público, o desenvolvimento de uma estratégia de reputação eficaz será essencial para o crescimento a longo prazo.
Existem mais ferramentas para ajudá-lo a gerenciar a reputação da sua marca no próximo ano, como o Brand24.
Uma ferramenta como essa ajuda você a descobrir o que outras pessoas estão dizendo sobre você nas redes sociais, algo que um alerta antigo do Google não faz.
Resultado das tendências de marketing de conteúdo
As tendências do marketing de conteúdo em 2024 provavelmente serão uma continuação do que estamos vendo agora. Mais estratégias de conteúdo progredirão em direção a melhores conteúdos, transmissões ao vivo e vídeos.
Veremos mais Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR) integradas às plataformas. E, finalmente, as preocupações com a privacidade e os dados provavelmente continuarão a ser um problema que precisa ser resolvido no próximo ano.
O que você está fazendo para aprimorar sua estratégia de marketing de conteúdo para o ano novo? Eu adoraria ouvir mais no comentário abaixo.